100 Volta

 

Para amantes dos carros
"100volta" estreia esta quinta-feira em várias salas. Rodado no Norte, é o primeiro filme de Daniel Souza

 

 

 

 

Carros, mulheres, perseguições policiais. A tudo isto se alia a pronúncia do Norte naquela que é a primeira longa-metragem do ilustre desconhecido Daniel Souza. "100volta" estreia esta quinta-feira em várias salas do país, com Adruzilo Lopes no elenco.

 

 

Feito com uns modestos 70 mil euros, "100volta" está aí para as curvas, ou não contasse com a participação de Adruzilo Lopes, amador no cinema tal como a maioria dos colegas de elenco. O piloto de ralis é aqui um perigoso chefe do crime organizado e o alvo permanente da mira de um agente "undercover". Diz o realizador que "foi mais fácil convencê-lo a entrar no filme do que tê-lo em cena, porque raramente estava disponível".

Segundo Daniel Souza, este é, essencialmente, "um filme para amantes de carros". Não só pela presença do piloto, mas também pela quantidade de potentes máquinas: oito Ferraris, um Lamborghini, um Maserati, um Mustang, dois Porsches e um Jaguar. Todos emprestados por amigos do cineasta, tal como as "chocolateiras" que por lá aceleram. A honrosa excepção é a de um "Alfa 33", comprado por meia dúzia de tostões. É o único carro que capota.

Rodado essencialmente em Ovar, onde vive o realizador, mas também com cenas filmadas em Esmoriz e Felgueiras, "100volta" tem argumento e realização de um antigo piloto de ralis que se afirma "louco assumido". Daniel Souza construiu para este filme personagens que se encaixam no perfil dos seus amigos que as representam.

Quanto à história, tem a ver com ladrões de carros e com um computador portátil que controla o Mundo. O nome do filme resulta de um trocadilho: o número 100 remete para a velocidade, mas, enquanto corruptela, também significa "sem volta", que é como quem diz, "não há volta a dar". Quem for ver o filme saberá porquê.

"100volta" centra-se nas figuras de polícias, de um mafioso russo e, por fim, de Zé Galinha, um agente federal brasileiro que é interpretado pelo próprio realizador. "Ele rouba os carros juntamente com as mulheres", diz Daniel Souza, que também convidou para o elenco os comediantes Fernando Rocha, João Paulo Rodrigues e Pedro Alves (estes fazem a dupla Quim Roscas e Zeca Estacionâncio do "Telerural").

"É um filme feito com muita coragem e com muito poucos meios, mas com o esforço de toda a gente", afirma, por sua vez, Francisco Bravo Ferreira. O responsável pela FBF, co-produtora e distribuidora de "100volta", admite que esta foi a longa-metragem em que gastou menos dinheiro.

"E, se calhar, é a que vai dar mais. Este filme já está a ser um sucesso na Internet. Nós tivemos cerca de 390 mil visitas até ao passado dia 12, e se nas salas de cinema o filme tiver 10% ou 20% dessas pessoas, será um sucesso", acrescenta. Daniel Souza bateu à porta da FBF há cerca de três anos. "Mostrou-me um minuto de filme e eu vi o minuto, gostei e achei que poderia ter potencial", conclui Bravo Ferreira.

 

 

"100volta" é exibido em Vila Nova de Gaia, Leça da Palmeira, Paços de Ferreira, Estarreja, Aveiro, Ovar, Caldas da Rainha, Leiria, Guarda, Amadora

 

 

 

informaçao retirada de outro blog

© 2009 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode